domingo, dezembro 18, 2005

Sé do Porto( Catedral )



Edifício construído no século XII, em estilo românico. Na torre do lado Norte um baixo relevo representando uma embarcação do século XIV simboliza a vocação marítima da cidade. A Sé recebeu importantes beneficiações no período gótico e no século XVIII. No interior destacam-se a sacristia, o claustro, a capela de João Gordo ( com um notável túmulo gótico ) a Sala do Capítulo e a exposição de Arte Sacra. As pinturas de Nicolau Nasoni, o retábulo-mor em talha dourada e o altar em prata do Santíssimo Sacramento são do período barroco.
A Sé representa a grande vocação cristã das gentes da cidade, este é sem dúvida o mais importante local de culto no Porto.

4 comentários:

Sol disse...

A Sé... vivi ai bons momentos académicos... Enfim mais um cantinho com um sabor especial...
;) beijoquinha

susana disse...

Sabem a melhor, eu sou daquelas pessoas que adoro viajar e ver tudo o que há para ver! Nasci no Porto e acreditam que nunca entrei na Sé, nem visitei quase nada a nível de monumentos!!Um erro a ser reparado!Entro em férias amanhã e vou aproveitar para visitar umas coisas!
Já visitei O louvre, o prada, o museu van gogh etc etc...e a minha cidade, por ter morado nela...nunca vi nada como deve ser visto!! Vi recentemente a casa da música.adoro arquitectura moderna, tanto como a Antiga!!

Pistolero disse...

Mas isso é natural missixty2000 porque muita gente toma como um dado adquirido aquilo que tem e depois não é por mal que não se visita é por apenas se ter tornado banal acho eu.
Há muita gente que mora no Porto e não conheçe muita coisa. ;-)

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » »