sexta-feira, dezembro 23, 2011

Arca d´Água

É um local fora do comum que existe na nossa cidade, volta e meia poderão assistir a mais documentários no Canal de História porque costuma dar algumas vezes bem como de outros espaços do Porto. Claro que aqui consegui ter no blogue para os visitantes poderem ver. Se forem como eu nem sabiam que isto existia, mas todos os dias se prende algo novo, e canais televisivos como o Historia mostram sempre coisas novas e interessantes.


OS SUBTERRÂNEOS DO PORTO - Manancial de Paranhos / Arca d´Água.

( Ponto de encontro para o inicio das visitas, na Praça 9 de Abril - Mais conhecida por Jardins de Arca d´Água ou Arca de Água)

De um folheto distribuído pelos S.M.A.S., pode-se ler:

Muito antes de se fazer a captação no rio Sousa, e quando ainda não havia abastecimento domiciliário, a população do Porto abastecia-se de água nas fontes e chafarizes que havia um pouco por toda a cidade.

As fontes e chafarizes eram abastecidas por vários mananciais, dos quais os mais abundantes eram os de Paranhos, Salgueiros, Campo Grande, Camões, Póvoa de Cima, Cavaca, Fontaínhas, Virtudes, Aguardente e Malmeajudas.

A nossa visita é ao antigo manancial de Paranhos, que foi sem dúvida, o mais importante, devido á excelente qualidade e pureza da sua água e " ao seu copioso caudal ".

Era conhecido, também, pelo manancial da Arca de Água ou das Três Fontes, por serem três as nascentes de onde a água brotava.

A água saía da Arca das Três Fontes, atravessava, por baixo do solo, a antiga estrada de Braga e seguia pela Defesa do Agueto até ao Regado e daqui continuava " alcantilada em arcos " para o Monte Pedral.

Por alturas da actual Rua de Antero de Quental ( antiga Rua da Rainha ) o manancial de Paranhos juntava-se ao de Salgueiros que nasce por ali. Os dois prosseguiam juntos o seu curso, cortando vários campos até à entrada de Cedofeita, acima do Ribeirinho. Finalmente atravessavam várias propriedades, umas vezes a descoberto outras sob o solo, até aos Ferradores ( Praça de Carlos Alberto ) e terminava na Arca de Sá de Noronha, " junto á Porta do Olival " .

A mais antiga noticia que se conhece sobre o abastecimento de água á cidade do Porto remonta ao ano de 1392. Segundo a acta de uma reunião camarária, naquele ano os vereadores ocuparam-se dos chafarizes e fontes porque neles " sse ffaziam grandes Çugidoens de muytos lixos....".

Ao certo não se sabe quando começou a ser explorada, para utilidade pública, a água do manancial de Paranhos. Mas sabe-se que no reinado de D. Sebastião os moradores do Porto solicitaram do monarca autorização para utilizar aquela água, em proveito da cidade, oferecendo mil cruzados para a ajuda da encanação. Esta petição, no entanto, perdeu-se. Mais tarde foi de novo formulada, agora Filipe I que Despachou favoravelmente em 20 de Novembro de 1597, mandando que se fizesse a obra.

É evidente que não há termo de comparação entre o que foi o primitivo encanamento do manancial de Paranhos e o que ele é hoje.


Reportagem JPN (Jornalismo Porto Net)
Video e Texto retirados do Youtube
Carregado por Certode em 04/06/2009



Porto Debaixo de Terra - Canal História - Lugares Esquecidos
Carregado por luimio em 17/03/2011

Sem comentários: