terça-feira, junho 24, 2008

S. João


A FESTA POPULAR DO PORTO

24-06-2008


Manhã
Após a vivência do espírito da cidade poderá passear pela zona ribeirinha do Porto, lugar ideal para descontrair, ter contacto com a população ou admirar as águas do Douro, tranquilamente sentado numa esplanada à beira rio.
Hoje, dia de feriado municipal, a cidade assiste à tradicional Regata de Barcos Rabelos, o evento mais colorido e popular da Confraria do Vinho do Porto - os barcos rabelos desfilam com as velas erguidas, nas quais exibem o nome da firma de Vinho do Porto a que pertencem e navegam numa luta empenhada pela conquista do primeiro lugar. Tem início no Cabedelo, junto à Foz do Rio Douro e termina em frente à Casa Sandeman.
Na Rua das Flores esconde-se um dos mais belos tesouros da arquitectura religiosa barroca: a Igreja da Misericórdia cuja fachada é um desafio aos sentidos!
Mais abaixo encontra o Palácio da Bolsa que aguarda para uma visita inesquecível; surpreenda-se com o lavor da Escadaria Nobre, a elegância do Pátio da Nações ou ainda a sumptuosidade do famoso Salão Árabe.
Sobranceira ao rio encontra-se a Igreja de São Francisco profusamente decorada em talha dourada e consagrada como a Igreja de Ouro: descubra esta expressão de máximo esplendor artístico.
Em jeito de aperitivo para o almoço que se aproxima não deixe de experimentar o vinho mundialmente apreciado e reconhecido, visitando as Caves do Vinho do Porto.

Almoço

Para o almoço sugerem-se os inúmeros restaurantes da Ribeira para saborear as iguarias típicas das festividades: o cabrito assado no forno, as sardinhas assadas com batatas cozidas e pimentos, o entrecosto e fêveras de porco na brasa ou ainda o caldo verde e a broa de milho. Para acompanhar refere-se o vinho verde.
Tarde

Sugere-se agora um cruzeiro no Rio Douro para contemplar as belíssimas pontes que unem as margens do Porto a Vila Nova de Gaia.
Após o passeio e para digerir emoções caminhe pelo bairro de Miragaia e deslumbre-se com o caricato das casas e varandas floridas que como por magia saem de frontarias misteriosamente sinuosas. Visite a Igreja de São Pedro de Miragaia, um das mais antigas igrejas da cidade mas que sofreu grandes remodelações a partir do século XVII. Mais acima encontra a Igreja de São João Novo que exibe no seu interior um retábulo em talha dourada dedicado a São João Baptista, datado de finais do século XVII.
Suba pela Calçada das Virtudes e admire os monumentos que se deparam pelo caminho: a fonte das Virtudes, a vista sobre o Rio e o edifício da Alfandega, o Palácio das Sereias.
Os jardins do Palácio de Cristal, desenhados pelo arquitecto paisagista alemão Emile David são o local ideal para um merecido descanso…Hoje em dia, além dos bonitos jardins e matas, encontra o Pavilhão Rosa Mota, a recente Biblioteca Almeida Garrett, com fonoteca e videoteca e também a Casa do Roseiral, antiga residência do Director do Palácio. No mesmo local ficam o Miradouro da Torre, pequena torre em granito, com uma fantástica vista sobre o Douro, a Capela de Carlos Alberto, Rei da Sardenha exilado na Quinta da Macieirinha e que faleceu em 1849. A Irmã do Rei, a princesa Frederica Augusta de Monthleart, mandou-a edificar entre 1854 e 1861. Na Avenida das Tílias destaque para a Concha Acústica. Obrigatórios também no local são o Jardim dos Sentimentos e a maravilhosa paisagem sobre o Porto e Vila Nova de Gaia.
Nada melhor que a cosmopolita Boavista para concluir esta incursão… É obrigatória a visita a Casa da Musica, poliedro musical de Rem Koolhaas que desde 2005 tem presenteado a cidade com as mais variadas performances artísticas

Sem comentários: