segunda-feira, janeiro 02, 2006

Teatro Nacional de S. João

Na Primavera de 1762, uma companhia lírica foi responsável pelo acontecimento cultural do Porto. Mademoiselle Guitini, senhora de uma beleza excepcional, cantou no que foi o primeiro teatro lírico português, actualmente desaparecido. O filho do governador da cidade, Francisco de Almada, aplaudiu-a, ganhou os seus favores e não se esqueceu da actriz, quando o Teatro de S. João foi inaugurado em 1798, na actual Praça da Batalha, houve quem pensasse que prestava assim homenagem à cantora. Este teatro, que se tornou o ponto de encontro obrigatório da geração romântica, foi destruído por um incêndio numa noite de Abril de 1908.

Hoje, o edifício totalmente reconstruído pelo arquitecto Marques da Silva (1869/1947) é um dos principais edifícios da cidade e local de realização dos principais espectáculos culturais da cidade. Nele encontra-se a Companhia Nacional do teatro S. João.

10 comentários:

susana disse...

Já vi aí alguns espectáculos, só já não me lembro quais!

susana disse...

joão tive um problema no meu ultimo post ao altera-lo e tive de suprimi-lo!os comentarios também desapareceram, foi sem querer...lool..problemas de principiante!

Pistolero disse...

João não sou eu certo? LOL

Sol disse...

E mais uma aula de história, nunca é demais ter conhecimento sobre as origens do q nos rodeia.
Foi precisamente no Teatro S. João q vi o meu primeiro filme no cinema... coisas q nunca se esquecem!!

Beijinho ;) Ah não me posso esquecer de perguntar, q aconteceu ao Marretinha?? (não q desgoste da nova imagem...)lol

Pistolero disse...

Retirei o Marretinha não foi por mal mas se quiseres faço um post com ele no Rei de Lopes para ti lol. Mas o marreta é melhor que o "marreta" que aparece agora lol.
Beijo.

Sol disse...

Por acaso acho este "marreta" mais interessante!!!
Beijinho

Pistolero disse...

Olha que ooutro marreta também tem os seus momentos lol.

Lua disse...

O teatro de S.João, é de facto um edifício muito bonito...tanto por fora como por dentro. Já lá assisti a várias peças de teatro e algumas ensaiadas pela Companhia Nacional do teatro S.joão, só tenho boas recordações...
Beijinhos

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. the dragon hotel swansea Low cost auto rentals in reading aston martin motorcycle engines golf courses trileptal ultram elavil oxycodone grants for black college student dentist dental office Thermarest inflatable mattress zoloft online az state insurance investigations free gay college trailers

Anónimo disse...

Best regards from NY! » »