
Receita original
“Pega-se no bacalhau demolhado e deita-se numa caçarola. Depois cobre-se tudo com água a ferver e depois tapa-se com uma baeta grossa ou um pedaço de cobertor e deixa-se então assim sem ferver durante 20 minutos. A seguir, ao bacalhau que está na caçarola e que devem ser 2 quilos pesados em cru, tiram-se-lhe todas as espinhas e faz-se em lascas e põe-se num prato fundo cobrindo-se com leite quente, deixando-o em infusão durante uma hora e meia a duas horas.Depois em uma travessa de ir ao forno, deita-se três decilitros de azeite fino do mais fino (isto é essencial), quatro dentes de alho e oito cebolas alourar. Ter já dois quilos de batatas (cortadas à parte com casca) às quais se lhes tira a pele e se cortam às rodelas da grossura de um centímetro e bota-se as batatas mais as lascas do bacalhau que se retiram do leite. Põe-se então na mesma travessa no forno, deixando-se ferver tudo por dez a quinze minutos. Serve-se na mesma travessa com azeitonas grandes pretas, muito boas e mais um ramo de salsa muito picada e rodelas de ovo cozido. Deve-se servir bem quente, muito quente.”
Mais informações em http://www.portoturismo.pt
6 comentários:
Hum q bom... e a esta hora q fome!!! Deste prato eu gosto muito!!
Já tinha saudades de te ver por aqui... ;)
;) beijinhos tripeiros
belo prato, bacalhau à Gomes de Sá.. cá pelo alentejo tb é mt conhecido,e apreciado...
Ora aqui está um prato típico do Porto....original, delicioso, e outras coisas mais acabadas em oso, como por exemplo, gostoso.... Já conhecia a história, mas é bom reler para não esquecer!!
Beijos
vou já tirar a receita!!Aceitas o cargo de ministro ?!! talvez te arranje um tacho para o governo perfeitoII (após uma semana de mandato)!!
então um abraço portuense.
estás a ver? a baeta eheheh
Enviar um comentário