quinta-feira, janeiro 19, 2006

Gastronomia - Bacalhau à Gomes de Sá

Gomes de Sá era um comerciante do Porto nos finais do Séc. XIX. A ele se deve esta receita de bacalhau que, segundo a lenda, terá sido criada com os mesmos ingredientes (à excepção do leite) com que semanalmente fazia os bolinhos de bacalhau que deliciavam os amigos. Com efeito, os ingredientes são os mesmos, mas a receita resulta de uma confecção cuidada e de grande requinte. A receita que se segue é retirada de um manuscrito atribuído ao próprio Gomes de Sá que terá dado a receita a um seu amigo, João, com a deliciosa nota: "João se alterar qualquer cousa já não fica capaz"


Receita original
“Pega-se no bacalhau demolhado e deita-se numa caçarola. Depois cobre-se tudo com água a ferver e depois tapa-se com uma baeta grossa ou um pedaço de cobertor e deixa-se então assim sem ferver durante 20 minutos. A seguir, ao bacalhau que está na caçarola e que devem ser 2 quilos pesados em cru, tiram-se-lhe todas as espinhas e faz-se em lascas e põe-se num prato fundo cobrindo-se com leite quente, deixando-o em infusão durante uma hora e meia a duas horas.Depois em uma travessa de ir ao forno, deita-se três decilitros de azeite fino do mais fino (isto é essencial), quatro dentes de alho e oito cebolas alourar. Ter já dois quilos de batatas (cortadas à parte com casca) às quais se lhes tira a pele e se cortam às rodelas da grossura de um centímetro e bota-se as batatas mais as lascas do bacalhau que se retiram do leite. Põe-se então na mesma travessa no forno, deixando-se ferver tudo por dez a quinze minutos. Serve-se na mesma travessa com azeitonas grandes pretas, muito boas e mais um ramo de salsa muito picada e rodelas de ovo cozido. Deve-se servir bem quente, muito quente.”


Mais informações em http://www.portoturismo.pt

6 comentários:

Sol disse...

Hum q bom... e a esta hora q fome!!! Deste prato eu gosto muito!!
Já tinha saudades de te ver por aqui... ;)

;) beijinhos tripeiros

karla disse...

belo prato, bacalhau à Gomes de Sá.. cá pelo alentejo tb é mt conhecido,e apreciado...

Lua disse...

Ora aqui está um prato típico do Porto....original, delicioso, e outras coisas mais acabadas em oso, como por exemplo, gostoso.... Já conhecia a história, mas é bom reler para não esquecer!!

Beijos

susana disse...

vou já tirar a receita!!Aceitas o cargo de ministro ?!! talvez te arranje um tacho para o governo perfeitoII (após uma semana de mandato)!!

Anónimo disse...

então um abraço portuense.

Anónimo disse...

estás a ver? a baeta eheheh