sábado, janeiro 07, 2006

Museu do Vinho do Porto

Dados retirados do site da C.M. Porto

Rua de Monchique, 45-524050-394 Porto
Tel.: 222076300
Fax: 222076309

Horário: Terça-feira a Domingo, das 11h00 às 19h00.
Fechado à Segunda-feira e feriados.

O Museu do Vinho do Porto, não é um museu da vinha e sua produção, mas do Vinho do Porto, sua actividade comercial com as naturais repercussões no desenvolvimento histórico da cidade.
Instalado no armazém do Cais Novo, mandado construir junto à casa com o mesmo nome, por iniciativa da família duriense Pinto da Cunha Saavedra, para depósito dos vinhos pertencentes à Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, criada pelo Marquês de Pombal, a cuja direcção esta família esteve ligada desde as suas origens em 1756.
A riqueza arquitectónica da sua construção e importância enquanto armazém de vinhos provenientes do Alto Douro e na história comercial da cidade, traduz-se num espaço por excelência para a localização do Núcleo Comercial – Museu do Vinho do Porto.
Os mesmos armazéns foram, entre 1822 e 1872, pela insuficiência de espaço para recolha da carga dos muitos navios que afluíam à cidade, depósito da alfândega do Porto, para os géneros coloniais, passando a ser conhecidos por Alfândega de Massarelos.

2 comentários:

Sol disse...

Confesso confesso confesso...
Nunca lá fui.
Mas foi mt bem lembrado...

beijoquinha;)

Anónimo disse...

eu já lá fui mas não visitei.