segunda-feira, maio 21, 2007

Viagens por Portugal

Ponte de Lima




Implantada na região do vale do Lima e debruçada sobre o rio que lhe conferiu o nome, a vila de Ponte de Lima possui um conjunto de características paisagísticas únicas que desde sempre conferiram a esta vila do Alto Minho uma originalidade e uma especificidade muito próprias.

O seu passado histórico, marcado por uma forte referência medieval que ainda hoje se vê traduzida no traçado urbano da vila, teve como suporte uma estrutura económica baseada no carácter comercial e mercantil que se viu reforçada, quando em 1125 D. Teresa lhe conferiu foral institucionalizando a Feira que, tal como hoje, se estende pela frente urbana da vila bordejando o Lima.

Foi praça forte de D. Pedro e D. Fernando e desempenhou um papel importante no tempo de D. João I. O rio, ponto de referência e eixo ordenado da vila, foi até ao dealbar do século XX uma via de comunicação muito activa, estabelecendo a ligação da vila com os centros urbanos do litoral e do interior do vale. Atravessado por uma ponte medieval, construída a partir de uma romana, que estabelecia os contactos entre as duas margens e permitia a ligação da vila, por terra, a outras paragens, tendo muitas vezes servido como passagem obrigatória dos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela.

Não foge à evolução que por força destas circunstâncias se verificaram ao tempo de D. João V, como sucedeu com outros centros de maior dimensão. Será graças a esse movimento de efervescência económica que o concelho se vê brindado por notáveis construções arquitectónicas religiosas e civis.


Mais informações em: Município de Ponte de Lima

4 comentários:

Frankie disse...

Que dizer?! Deu-me saudades... Como diz o outro "já fui tão feliz" aí :P e em Arcos de Valdevez... (sabes como é: ainda miúda, sem preocupações...)

Beijinho grande*

Miss u

Sha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sha disse...

O Soajo, o Parque da Peneda-Gerez, Arcos de Valdevez...

Quanta saudade!

Bjo fofo

Paulo Alves disse...

E o campo de golfe!!Grande pérola.