quarta-feira, setembro 30, 2009

DIa Mundial da Musica

domingo, setembro 27, 2009

Centro Portugues de Fotografia

Exposições

Exposição “Ai Confini del Mare” [Nas Fronteiras do Mar]
Fotografias de Giovanni Chiaramonte

País de origem e terra de regresso, Gela, no extremo sul da Sicília, representa para Chiaramonte o local onde é necessário ver, um regresso a si próprio, uma “ilha” mas também um “continente”. Responde à exigência, própria do Homem, de recolher a própria origem como mundo vivido, como História, como espaço habitado, como morada. Nas imagens de Chiaramonte, através dos percursos da existência quotidiana, está a percepção de um benéfico fluir do tempo, apanhado no presente instante, um instante denso de passado e futuro, na procura de um verdadeiro destino, capaz de completar e atribuir um sentido à vida.

Exposição patente até 15 de Novembro na Sala Joshua Benoliel do CPF (2º piso).


Exposição “Invisões, Portugal Visto pelos Fotógrafos Franceses”

Num ano em que a cidade do Porto assinala a Evocação do Bi-Centenário das Invasões Francesas, o programa expositivo do CPF para 2009 pretende destacar a relevância da obra fotográfica de autores franceses enquanto apreciados “invasores” do nosso país.

Autores com trabalho representado na mostra: Georges Dussaud (Enxovias de Santa Teresa e de Santo António), Edouard Boubat, Pierre Devin, Alain Buttard, Jean Gaumy, Guy Le Querrec, Bernard Plossu, Frédéric Bellay, Henri Cartier-Bresson, Alain Fleischer e Bernard Faucon (Enxovia do Senhor de Matosinhos), Robert Demachy, Jacques-Henri Lartigue, Emile Constant Puyo, Alfred Fillon Photographe, Mayer & Pierson Frères, Charles Jacotin e Numa Blanc (Enxovia de Santa Ana).

Exposição patente até 28 de Setembro nas Enxovias de Santa Teresa, Santo António, do Senhor de Matosinhos e de Santa Ana do CPF

Horário: 3ª a 6ª - 10h às 12h30 15h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados - 15h às 19h

Entrada Livre


Centro Português de Fotografia/ Direcção-Geral de Arquivos
Edifício da Cadeia da Relação do Porto
Campo Mártires da Liberdade - Porto
Telf: 222 076 310 Fax 222 076 311
www.cpf.pt